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domingo, 26 de outubro de 2014
sexta-feira, 24 de outubro de 2014
Literatura Infantil
Gênero Textual - Conto de Fadas
Depois de ouvir vários contos de fadas, os alunos da turma 104
(1° ano - Professora Tatiana) fizeram uma DRAMATIZAÇÃO da história "BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES".
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
JOGOS DE ALFABETIZAÇÃO
Para complementar as atividades realizadas em sala de aula que envolvem leitura e escrita, a Professora Rosângela (1° ano - Turma 103 ) vem utilizando jogos fornecidos pelo MEC (Ministério da Educação) em parceria com a UFPE (Universidade Federal de Pernambuco.
JOGO : MAIS UMA
Meta do jogo:
Ganha quem chegar primeiro ao final da trilha.
Jogadores: 4 jogadores ou 4 duplas
Componentes:
- Uma trilha composta de algumas casas em que existem figuras
com palavras correspondentes;
- 20 fichas com figuras e seus respectivos nomes;
- 30 fichas com letras;
- Um dado;
- 4 pinos de cores diferentes.
Regras:
- Na mesa, devem ser espalhadas várias fichas com figuras e fichas com letras;
- Quem tirar mais pontos no dado, começa o jogo;
- O primeiro jogador lança o dado;
- O jogador conduz o pino na trilha, contando a quantidade de casas correspondente ao número indicado no dado;
- Se o pino parar em uma casa que não contenha figura/ palavra, ele permanece na casa e passa a jogada para o próximo jogador;
- Se, na casa onde o pino parar, houver uma figura/ palavra, o jogador deve procurar a ficha com a figura cuja palavra é semelhante à que está na casa da trilha (as duas palavras se diferenciam quanto a uma letra). Ao encontrar a ficha com a figura/ palavra adequada, ele deve identificar qual é a letra que está faltando na palavra da trilha para formar a palavra correspondente à figura selecionada. Se o jogador acertar a
figura e a letra, ele permanece na casa. Caso ele erre, deve voltar para a casa onde o pino estava;
- O próximo jogador joga o dado e repete os procedimentos do primeiro jogador e, assim, sucessivamente, até que um dos jogadores chegue ao final da trilha.
Repertório de palavras usadas no jogo :
CASA/ASA;
COLAR/COLA;
CUECA/CUCA;
FOCA/OCA;
GALHO/GALO;
LULA/LUA;
LUVA/UVA;
LUVA/LUA;
MANTA/ANTA;
NAVE/AVE;
PASTA/PATA;
PERNA/PENA;
PILHA/ILHA;
PIPA/PIA;
PONTE/POTE;
POSTE/POTE;
PRATO/PATO;
PRATO/RATO;
RÉGUA/ÉGUA;
VELHA/VELA
AS PLANTAS
Os alunos do 1° ano (Turma 102 - Professora Kelly) iniciaram um estudo sobre AS PLANTAS.
A professora solicitou aos alunos que trouxessem folhas de plantas que serviam para nossa alimentação e plantas que serviam para fazer remédios. Esse material foi classificado e exposto em forma de cartazes.
PROJETO "MEU AMIGO LIVRO"
Com o intuito de incentivar ainda mais o interesse dos alunos pela leitura, a Professora Érica do 2° ano (Turma 203), vem desenvolvendo o PROJETO "MEU AMIGO LIVRO".
Além da variedade de livros disponibilizados para os alunos em sala de aula, a professora também solicitou que cada um trouxesse para a escola um livro de seu interesse para contar para o restante da turma. Todos ficaram ansiosos para chegar sua vez. Confiram algumas fotos!
Além da variedade de livros disponibilizados para os alunos em sala de aula, a professora também solicitou que cada um trouxesse para a escola um livro de seu interesse para contar para o restante da turma. Todos ficaram ansiosos para chegar sua vez. Confiram algumas fotos!
VALORES QUE VALEM À PENA
Ao trabalhar com ALGORITMOS, a professora organizou os alunos em duplas, incentivando-os a colaborar com os colegas na resolução das situações propostas.
segunda-feira, 13 de outubro de 2014
Alfabetização e Letramento
Hora da História
Aula-passeio ao Zoológico
Na história de Ruth Rocha, Catapimba reúne sua turma para fazer um piquenique.
Assim como Catapimba, os alunos do 1° ano da professora Kelly também se juntaram à turma da professora Rosângela e da Professora Tatiana para fazer um piquenique no Zoológico.
A professora Mirna, da sala de leitura, contou a história "O Piquenique do Catapimba" para os alunos.
Depois de muitas brincadeiras, chegou a hora do lanche. Que delícia!
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